quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Origami


A Turma da 3ª Série da Profª Maurina desenvolveu a confecção de Origamis, palavra que denomina a arte de dobrar papéis.



Um pouco mais sobre Origami...

      Segundo alguns estudiosos do Origami, o costume de dobrar papéis e tão antigo quanto o surgimento do papel na China. No Japão, o papel foi introduzido entre os séculos VI e V por monges budistas chineses. Entretanto, somente a nobreza tinha acesso, por ser considerado um artigo de luxo, utilizado em festas religiosas e na confecçãode moldes de quimonos.
      As primeiras instruções escritas sobre o Origami surgiram em 1797, com a publicação do "Senbazaru Orikata" (Como Dobrar Mil Garças). A partir daí a população japonesa começou a aprimorar as técnicas do Origami, com a facilidade de que começaram a fabricar o seu próprio papel.
       Desde 1876, o Origami deixou de ser transmitido apenas dentro da família, passando a ser disciplina integrante do currículo escolar do Japão.

(Fonte http://nipocultura.blogspot.com/2008/02/origami.html)




terça-feira, 28 de setembro de 2010

Eleição Mirim

Projeto: Eleição Mirim


A 2ª e 4ª Séries da Profª Marcia Lucia na disciplina de História desenvolveu o projeto da Eleição Mirim na Escola Heleodoro Borges, objetivando aproximar a criança do conceito de democracia e ajudá-la a entender o que representa uma eleição, a função do voto, do título de eleitor e cidadania.
Foram definidos candidatos para os cargos de Presidente, Governador e Deputados e cada um desenvolveu sua campanha assim como distribuiu panfletos e propostas para os estudantes.


(Click na imagem para ver em tamanho grande)

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Horta Escolar




Hoje as crianças e adolescentes das cidades no ambiente externo a escola normalmente estão em frente a vídeo games, computadores e televisores, não tendo mais o contato com o meio ambiente.Desta forma se faz necessário que os professores resgatem este contato, permitindo este relacionamento, é desta forma que as hortas nas escolas possuem um papel importantíssimo. Além de permitir a discussão sobre a importância de uma alimentação saudável e equilibrada.

Profº Arci- Ciências e Biologia



(Click na imagem para ver em tamanho maior)

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Semana da Pátria

.
A Escola E.B Profº Heleodoro Borges comemorou a Semana da Pátria de 30/08 à 03/09 com toda uma programação especial, sendo que cada turma procurou representar de diferentes formas seu Patriotismo.



(Click na Imagem para ver em tamanho grande)