sexta-feira, 30 de maio de 2014

REFLEXÃO MUSICAL


Corrida pra vender cigarro
Cigarro pra vender remédio
Remédio pra curar a tosse
Tossir, cuspir, jogar pra fora
Corrida pra vender os carros
Pneu, cerveja e gasolina
Cabeça pra usar boné
E professar a fé de quem patrocina!

Eles querem te vender,
Eles querem te comprar
Querem te matar, de rir
Querem te fazer chorar!
Quem são eles?
Quem eles pensam que são?

Corrida contra o relógio
Silicone contra a gravidade
Dedo no gatilho, velocidade
Quem mente antes diz a verdade
Satisfação garantida
Obsolescência programada
Eles ganham a corrida antes mesmo da largada!

Eles querem te vender
Eles querem te comprar
Querem te matar, à sede
Eles querem te sedar!
Quem são eles?
Quem eles pensam que são?

Vender...
Comprar...
Vedar os olhos!
Jogar a rede contra a parede
Querem te deixar com sede
NÃO QUEREM NOS DEIXAR PENSAR
Quem são eles?
Quem eles pensam que são?

 



terça-feira, 27 de maio de 2014

VARAL CIENTÍFICO

AS MULHERES QUE CONTRIBUÍRAM PARA O AVANÇO DA CIÊNCIA 

Pesquisa a respeito de mulheres cientistas, suas contribuições para a humanidade, época em que viveram, e dificuldades que enfrentaram para conseguir trilhar o caminho da ciência. 

Os alunos socializaram as suas pesquisas para todas as turmas do ensino médio.

Projeto desenvolvido pela estagiária Ana Paula Mattei, com o auxílio do professor Sandro Milbratz. 

ÁLBUM COMPLETO
VARAL CIENTÍFICO

A presença das mulheres na ciência e tecnologia se constituiu, nos últimos anos, um tema constante de debate no mundo contemporâneo. Deve-se reconhecer que a sua visibilidade nas agendas políticas não é similar nos diversos países, mas é certo que se multiplicaram os fóruns de discussão e as redes de intercâmbio para seu estudo em todo o mundo.

 A partir das décadas de 60 e 70 a participação da mulher na ciência e tecnologia tornou-se mais frequente. Este é o período histórico do movimento feminista, que abriu mais espaço para as mulheres participarem dos processos científicos.


Cresce o número de diretoras e chefes de laboratórios: atualmente, das 14 Unidades Técnicas existentes, formadas por dois núcleos e 12 centros, um núcleo tem mulher como diretora e três centros são comandados por mulheres. Sua vida profissional abarca desde a formação acadêmica até a produção de artigos científicos relevantes nas diversas áreas do conhecimento cientifico.

   SAIBA+ 

http://science-girl-thing.eu/pt/profiles-of-women-in-science

http://www.comciencia.br/reportagens/mulheres/10.shtml

http://loreal.abc.org.br/ 

 FONTE: http://www.ipt.br/institucional/campanha/8-a_mulher_na_ciencia_e_tecnologia.htm

GRANDES MATEMÁTICOS

SOB A ORIENTAÇÃO DA PROFESSORA VANESSA SURDI OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO HB DESENVOLVERAM PESQUISAS E SOCIALIZAÇÕES


 CONFIRA!

RENÉ DESCARTES
NACIONALIDADE: Francês.
GRANDE FEITO: Criou a geometria analítica no século 17.
Responsável por representar os números naquele gráfico com eixos x e y, batizado de cartesiano em sua homenagem. A geometria analítica revolucionou a matemática, tornando mais fácil "enxergar" relações entre números e compreender conceitos abstratos. Descartes morreu de pneumonia no castelo da rainha Cristina da Suécia, que o contratou como professor de filosofia.

HENRI POINCARÉ
NACIONALIDADE: Francês.
GRANDE FEITO: Inventou a topologia algébrica no século 19.
A partir dele, passou-se a classificar sólidos imaginários como cubos, esferas e cones por meio de teoremas. Com a topologia algébrica, é possível demonstrar, por exemplo, como uma caneca é a deformação da metade de um aro - seja lá o que isso quer dizer... A conjectura (hipótese não comprovada) que ele propôs em 1904 só foi resolvida em 2006.

EUCLIDES
NACIONALIDADE: Grego.
GRANDE FEITO: Fundamentou a geometria no século 3 a.C.
Seu livro Elementos, com os fundamentos da geometria clássica, ainda é leitura obrigatória entre os matemáticos. Na obra de 23 séculos atrás estão compilados seus axiomas - verdades lógicas que valem até hoje. Um exemplo de axioma é "pode-se traçar uma única reta ligando quaisquer dois pontos". A obra- prima de Euclides é o segundo livro mais traduzido da história, atrás apenas da Bíblia.

AL-KHWARIZMI
NACIONALIDADE: Persa.
GRANDE FEITO: Criou bases teóricas para a álgebra moderna no século 8.
Ele fundamentou a matemática ocidental. Sua obra descreve métodos para resolver equações lineares e quadráticas, como ensinam na escola até hoje. O italiano Fibonacci levou os ensinamentos de Khwarizmi para a Europa, propagando o uso de numerais arábicos e dos algarismos de 0 a 9 para representá-los.

ARQUIMEDES
NACIONALIDADE: Grego.
GRANDE FEITO: Aplicou a geometria na prática no século 3 a.C.
O principal matemático da Antiguidade uniu o mundo abstrato dos números com o mundo real. É considerado pai da mecânica por estudar forças, alavancas e densidade de materiais. Foi o primeiro a notar a relação constante entre o diâmetro e o raio de qualquer circunferência: o número π (pi). Arquimedes também era inventor. Entre seus trabalhos estão o parafuso de Arquimedes, usado para tirar água de dentro de navios, e o aperfeiçoamento da catapulta.

ISAAC NEWTON
NACIONALIDADE: Inglês.
GRANDE FEITO: Criou o cálculo no século 17.
Responsável por avanços científicos que mudaram a humanidade, como a lei da gravitação universal, Newton também era um matemático notável, considerado um dos inventores do cálculo - disciplina avançada da matemática, ensinada em cursos superiores específicos. Sem o cálculo seria impossível medir precisamente o volume de objetos curvos ou calcular a velocidade de objetos em aceleração.

GOTTFRIED LEIBNIZ
NACIONALIDADE: Alemão.
GRANDE FEITO: Criou o cálculo no século 17.
Não era popular como Newton, mas quem o conheceu compara seu gênio ao de Da Vinci. Leibniz aprofundou o conceito de grandezas infinitesimais, ou seja, infinitamente pequenas - que pelo nome podem até não parecer, mas são muito relevantes na matemática. Newton acusou Leibniz de plágio, mas ficou comprovado que ambos desenvolveram estudos sobre o cálculo ao mesmo tempo, chegando às mesmas conclusões.

ÉVARISTE GALOIS
NACIONALIDADE: Francês.
GRANDE FEITO: Criou as estruturas algébricas no século 19.
Rebelde e genial, é o único grande matemático cuja obra não tem erros, talvez por ser muito curta. Seu principal trabalho foi em polinômios e estruturas algébricas, o que o levou a solucionar problemas matemáticos em aberto desde a Antiguidade.

CARL GAUSS
NACIONALIDADE: Alemão.
GRANDE FEITO: Maior matemático da primeira metade do século 19.
O "príncipe dos matemáticos" publicou, aos 21 anos, sua obra-prima sobre teoria dos números. Morreu aos 77 anos como o maior generalista da matemática, contribuindo em áreas como estatística, análise, geometria diferencial e geodésia, para citar poucas. A extinta nota de dez marcos alemã trazia um retrato do matemático com uma de suas "invenções": a curva de Gauss, que sempre aparece em gráficos estatísticos.

LEONHARD EULER
NACIONALIDADE: Suíço.
GRANDE FEITO: Revolucionou quase toda a matemática no século 18.
Seus quase 800 livros fundamentaram campos que seriam estudados futuramente, como topologia, e revolucionou quase todos os que já estavam em voga, como cálculo e funções. Ao solucionar um problema que envolvia sete pontes que ligavam duas ilhas na cidade de Königsberg, antiga Prússia, fundou a teoria dos grafos, que possibilitou o surgimento da topologia e é usada hoje, por exemplo, para montar as tabelas do Campeonato Brasileiro! Euler ficou cego aos 50 anos e passou a ditar seus textos ao filho. Muitos matemáticos avaliam que seu trabalho ficou mais rico após perder a visão. O matemático francês François Arago declarou que Euler calculava sem esforço, "como os homens respiram e as águias mantêm-se no ar"

TALES DE MILETO 
NACIONALIDADE: Turco.
GRANDE FEITO: Um ângulo inscrito num semicírculo é um ângulo reto.
É considerado o primeiro filósofo e o primeiro dos sete sábios, discípulo dos egípcios e caldeus, e recebe o título comumente de “primeiro matemático’’ verdadeiro, tentando organizar a Geometria de forma dedutiva. Acredita-se que durante sua viagem à Babilônia estudou o resultado que chega até nós como "Teorema de Tales" segundo o qual um ângulo inscrito num semicírculo é um ângulo reto. A ele também se devem outros quatro teoremas fundamentais: "um circulo é bissectado por um diâmetro'', "os ângulos da base de um triângulo isósceles são iguais", "os pares de ângulos opostos formados por duas retas que se cortam são iguais", e "se dois triângulos são tais que dois ângulos e um lado são iguais respectivamente a dois ângulos e um lado do outro, então, eles são congruentes". Parece provável que Tales conseguiu medir a altura de uma pirâmide do Egito observando o comprimento das sombras no momento em que a sombra de um bastão vertical é igual á sua altura".Tales foi mestre de um grupo de seguidores de suas idéias, chamado "Escola Jániá'' e foi o primeiro homem da História a quem se atribuem descobertas matemáticas especificas e, como disse Aristóteles, "para Tales a questão primordial não era o que sabemos, mas como sabemos''.




FONTE:  
http://mundoestranho.abril.com.br/materia/top-10-os-matematicos-mais-importantes-da-historia
http://giga-mat.blogspot.com.br/
http://pombo-nerd.blogspot.com.br/2013/12/os-10-maiores-matematicos-de-todos-os.html
http://adrenaline.uol.com.br/forum/papo-cabeca/410563-100-maiores-matematicos-da-historia-da-humanidade.html

 SOCIALIZAÇÕES..







TEATRO
  







CURSO GRATUITO

QUALIFICAÇÃO EM TECNOLOGIA DIGITAL

Participe e construa um futuro melhor. O curso, é voltado para você, que é aluno do 1º ou 2º ano do ensino médio da rede pública estadual de Santa Catarina, e é oferecido pela Universidade Federal de Santa Catarina em parceria com a Secretaria estadual de Educação e o MEC.

O curso foi projetado como uma capacitação introdutório para quem deseja atuar como técnico em informática, especialmente em manutenção de computadores. O curso é totalmente a distância, gratuito e está dividido em quatro módulos, nos quais o aluno aprenderá sobre educação a distância, história da informática, hardware, manutenção de computadores e sistemas operacionais. 

O início está previsto para agosto, com duração de quatro meses, e em será preciso realizar atividades presenciais somente nas primeiras aulas, para se familiarizar com o programa e com o ambiente virtual do curso.

Ao final, realizadas todas as atividades, o estudante ganhará um certificado de curso de extensão expedido pela UFSC, Governo de Santa Catarina e MEC, podendo assim iniciar a construção de currículo profissional de excelência.









segunda-feira, 26 de maio de 2014

FESTA JUNINA HB

DIA 06/06/2014 SEXTA-FEIRA ÀS 17H 
VENHA PARTICIPAR!
 
A tradição de comemorar o dia de São João veio de Portugal, onde as festas são conhecidas pelo nome de Santos Populares e correspondem a diversos feriados municipais: Santo Antônio, em Lisboa; São Pedro, no Seixal; São João, no Porto, em Braga e em Almada.

O nome “junina” é devido à sua procedência de países europeus cristianizados. Os portugueses foram os responsáveis por trazê-la ao Brasil, e logo foi inserida aos costumes das populações indígenas e afro-brasileiras.

A festa de São João brasileira é típica da Região Nordeste. Em Campina Grande, na Paraíba, a festa junina atrai milhares de pessoas. A canjica e a pamonha são comidas tradicionais da festa na região, devido à época ser propícia para a colheita do milho. O lugar onde ocorrem os festejos juninos é chamado de arraial, onde há barracas ou um galpão adaptado para a festa.









FONTE: http://www.brasilescola.com/detalhes-festa-junina/


TABELA DE PREÇOS 

MAÇÃ DO AMOR ----------------------------------------------------------------------- R$ 3,00
REFRI LATA ------------------------------------------------------------------------------- R$ 3,00
PINHÃO -------------------------------------------------------------------------------------- R$ 2,50
CAFÉ ------------------------------------------------------------------------------------------ R$ 2,00
BRINQUEDOS ---------------------------------------------------------------------------- R$ 3,00
PASTEL -------------------------------------------------------------------------------------- R$ 3,00
NEGA MALUCA ------------------------------------------------------------------------- R$ 2,00
CACHORRO-QUENTE --------------------------------------------------------------- R$ 3,00
ÁGUA ----------------------------------------------------------------------------------------- R$ 2,50
JOGOS ---------------------------------------------------------------------------------------- R$ 2,00
PIPOCA -------------------------------------------------------------------------------------- R$ 1,00
QUENTÃO ---------------------------------------------------------------------------------- R$ 2,00
ESPETINHO ------------------------------------------------------------------------------- R$ 4,00
DISCOTECA ------------------------------------------------------------------------------- R$ 5,00

quarta-feira, 21 de maio de 2014

LIBERTE-SE!

“O pensamento lógico pode levar você de A a B, mas a imaginação te leva a qualquer parte do universo”. 
(Albert Einstein)



INSPIRE-SE!
 

terça-feira, 20 de maio de 2014

VULCÕES



COM A PROFESSORA DE CIÊNCIAS MAGALI MORCHE A GALERINHA DO 6º ANO HB 
COLOCOU A MÃO NA MASSA! LITERALMENTE..

CONFIRA! 







Vulcão  é um ponto da superfície terrestre por onde o material fundido (magma), gerado no interior da terra e, ocasionalmente, material não fundido são expelidos. Estes materiais se acumulam ao redor do centro emissor, dando lugar a relevos com morfologias diferentes. De acordo com esta definição, um vulcão não representa unicamente uma morfologia (em formato de cone ou montanha), mas é o resultado de um complexo processo que inclui a formação, ascensão, evolução, emissão de magma e depósito destes materiais. O estudo dos vulcões e seus fenômenos é a vulcanologia.
Os vulcões são uma manifestação superficial da energia interna da Terra. A temperatura e a pressão são incrementadas na medida em que nos aproximamos do interior do planeta, alcançando uma temperatura de 5000°C no núcleo. O efeito combinado da temperatura e da pressão em diferentes profundidades provoca um comportamento diferente que se estruturam em diferentes camadas.

SAIBA+




FONTE: http://www.infoescola.com/geologia/vulcao/

PLAYLIST INTERVALO

 
 
 
 

segunda-feira, 19 de maio de 2014

GRAFITE!

MATERIAL DE APOIO - PROFESSORA DIOCENIRA

O efeito 3D recurso tão comum na moderna tecnologia, começou nas culturas clássicas gregas, romanas, chinesas e muçulmanas, e ficou conhecido como anamorfose. 

Essa técnica foi muita utilizada, sobretudo na pintura mural dos séculos XVI e XVII e ressuscitada nos últimos tempos nas artes visuais e no design. É o caso do Grafite, uma ferramenta da arte visual das grandes áreas metropolitanas.
Na anamorfose o observador só tem uma opção para ver a imagem clara; de qualquer outro ponto de vista, a imagem fica deformada e incompreensível. Imagens que enganam o olhar numa deliciosa ilusão de ótica.
Este tipo de arte não utiliza somente o chão ou uma tela específica, ela usa tudo ao seu redor, incluindo colunas, paredes e chão.
 Os grafiteiros franceses do TSF Crew, tidos como um dos mais influentes e talentosos grupos de grafiteiros da Europa, fazem uso da pintura anamórfica em multiperspectivas, que consiste na técnica de grafitar um espaço de modo que suas paredes, chão e teto representem harmonia num só relevo plano. 
 
 
GRAFITE PROFISSIONAL
CONFIRA!

  
FONTE: http://lounge.obviousmag.org/por_tras_do_espelho/2012/11/os-grafites-anamorficos-do-tsf-crew.html?utm_source=obvious&utm_medium=web&utm_campaign=OB7_SiteSearch


quinta-feira, 15 de maio de 2014

DESAFIO NACIONAL ACADÊMICO

Jogo virtual que levará equipes a se confrontarem com diversos enigmas que exigirão soluções inovadoras baseadas em múltiplas formas de pesquisa. Grupos com maior criatividade e capacidade de estudo terão maior facilidade na resolução dos desafios.


O Desafio virtual possui 4 tarefas extras surpresas, 110 desafios mais um enigma final. Os 110 desafios são divididos em 11 áreas de conhecimento, sendo eles: meio ambiente, música, curiosidades, atualidades, idiomas, história, tecnologia, esportes, raciocínio lógico, Direito e um tema surpresa. A equipe que concluir o maior número de tarefas extras, solucionar o máximo de desafios e desvendar o enigma final dentro do prazo estabelecido no Manual do Participante será  a campeã.

  Assim, se você está esperando perguntas de múltipla escolha, você está enganado. Os participantes irão se deparar com enigmas complexos que utilizarão áudio, vídeo, fotos, jogos multimídias e também com seu maior inimigo o TEMPO!


Equipe vencedora de cada categoria:

Integrantes da equipe: troféu representativo da 1ª colocação, certificados e cinco vales-compra no valor de R$ 1.000,00, cada, em um total de R$ 5.000,00.

Professor organizador: troféu representativo da 1ª colocação, certificado e um vale-compra no valor de R$ 1.000,00.
Todos os participantes receberão certificados de participação.


SAIBA+ http://www.desafionacional.com.br/dna_em/dna_o_que_e.asp

 

  

SEMANA TOP ENEM

Congresso online GRATUITO que reúne os maiores nomes da educação brasileira!

 Palestras que irão abrir sua mente e impulsionar sua preparação para o Enem, desde o estudo das matérias, a escolha da carreira, vencer a ansiedade e a pressão dos familiares, até a hora da prova.

A Semana Top Enem será de 22 a 28 de maio.
 
 
 

DIA DO MICO


 





"Quero amigos sérios, daqueles que fazem da realidade sua fonte de aprendizagem, mas lutam para que a fantasia não desapareça".
(Marcos Lara Resende)


+GEOGRAFIA

10 CONTEÚDOS MAIS ABORDADOS EM EXAMES 
Globalização 

Processo de internacionalização das relações econômicas capitalistas,apoiado em novas tecnologias de transporte e telecomunicações e na ampliação da capacidade produtiva. Para Bruno Saneti, da Oficina do Estudante, a globalização está relacionada com a economia entre os países. "Se você pega questões sobre movimentos migratórios, você está falando de globalização", analisa. Alexandre Gobbis, professor do Cursinho do XI, aposta em questões envolvendo a crise de 2008 e a então saída do Paraguai do bloco liderado pelo Brasil. "O que estamos vendo agora são os blocos em crise, a zona do euro, o Mercosul."

Terceira Revolução Industrial
Essa nova é também chamada de revolução tecnocientífica
"Esta revolução científica está relacionada com a segunda globalização, como a gente conhece, que só aconteceu por causa desse desenvolvimento da tecnologia originada principalmente durante o período da Guerra Fria", diz Saneti.

Potências emergentes
A sigla Brics dá nome a um grupo formado por potências econômicas emergentes: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. A importância do grupo ultrapassou a área econômica e a presença desses quatro países tornou-se indispensável em discussões políticas. Para Adriano Baroni, do CPV, o aluno deve ter em mente que são países de diversas origens (ex-colônias, ex-socialistas, "socialismo de mercado" no caso da China, por exemplo) que irão apresentar significativos níveis de desenvolvimento econômico.
É importante estar atento ao fortalecimento do setor industrial e tecnológico, aumento da capacidade exportadora (principalmente das commodities, no caso do Brasil e África do Sul) e expansão dos mercados consumidores internos (com significativa melhoria das condições de vida de seus cidadãos).

Clima
Elementos climáticos, como a umidade, pressão atmosférica e temperatura; fatores de determinação do clima; e as mudanças do clima e suas consequências. O professor Saneti acredita que o estudante deve saber a diferença entre fatores e elementos climáticos e entre clima e tempo. Assuntos como o aquecimento global, camada de ozônio e até mesmo o frio que a região centro-sul do país teve no mês de julho podem ser abordados.

Teorias demográficas
Teoria Malthusiana (a população mundial cresceria em um ritmo rápido, comparado a uma progressão geométrica, e a produção de alimentos cresceria em um ritmo lento, comparado a uma progressão aritmética); Neomalthusiana; e Reformista
Saneti acredita que o tema é muito importante e lembra que o recente livro de Dan Brown "Inferno" discorre sobre população, podendo ser um "gancho" para alguma questão.
"É bom saber sobre os erros da teoria malthusiana, a volta dela no pós-Segunda guerra por causa do 'baby boom'. Eles tentam usar a teoria novamente sem os erros do século 18, mas mesmo assim continuam os problemas. Sabemos que a dificuldade não é a falta de recursos, mas sim a distribuição", analisa.

Fontes de energia: Alteração da matriz energética, fontes convencionais ou alternativas
"Assunto recorrente, principalmente com relação à queima de combustíveis fósseis", diz Saneti. O professor lembra ainda que o petróleo é ainda o combustível mais usado no planeta, e questões envolvendo problemas ambientais, diminuição desses recursos e busca por novas alternativas são corriqueiras também.

Migrações internacionais
Haitianos no Brasil (mesma rota hoje é usada por imigrantes de outras nacionalidades, como senegaleses, nigerianos, dominicanos e indianos), novos fluxos imigratórios, xenofobia, motivação política e econômica
O assunto inclusive já foi abordado na redação do Enem do ano passado. "Podemos afirmar que o Brasil se considera, de maneira errada, um país que aceita muito bem as diferenças, os imigrantes, e não é bem assim. Em São Paulo, por exemplo, a gente vê o preconceito que o nordestino sofre. Então temos de certa forma o crescimento da xenofobia por aqui", analisa o professor da Oficina.

Relevo: processos de formação, principais formas no Brasil e placas tectônicas
Para Baroni, do CPV, os alunos devem reconhecer os agentes internos (criadores do relevo) e os agentes externos (modeladores do relevo). Partindo desta relação, estabelecer o dinamismo do processo de formação das unidades do relevo no Brasil e identificar as diferenças entre as depressões (predominantes), os planaltos e as planícies.

Solos: formação, uso e degradação
"O processo de formação dos solos deve ser entendido no contexto da ação do intemperismo [físico e químico] da formação do relevo. Desgaste e decomposição das rochas são fundamentais para a formação dos solos. Quanto ao seu uso e degradação, deve ser diferenciado o agronegócio [agressivo e impactante] das diversas formas sustentáveis de produção agrícola, principalmente aquelas que envolvem a agricultura familiar", diz Baroni.

Recursos hídricos: potencial e aproveitamento (hidroeletricidade, irrigação e transporte)
Regiões tropicais, áreas sedimentares e as grandes bacias hidrográficas passam a ser vistas como áreas estratégicas na produção energética renovável, no aproveitamento agrícola de áreas secas (irrigação) e como modalidade de transporte capaz de reduzir de forma significativa o custo de produção e aumentar a competitividade dos produtos.
O Brasil, com seu gigantesco potencial hídrico, passa a se destacar como detentor de um dos maiores potenciais do mundo.

FONTE: http://vestibular.uol.com.br/noticias/redacao/2013/08/14/guia-de-estudos-confira-10-temas-essenciais-de-geografia.htm