quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Uniforme Escolar

Boa parte das escolas opta pelo uso do uniforme escolar para as crianças e adolescentes. É um item prático tanto para os alunos quanto para os pais, já que as roupas do dia a dia são caras e desgastam com facilidade. Sem contar o fato de as crianças sempre buscam chamar a atenção de alguma maneira e a escola se torna um desfile de moda ao invés de um local de estudos. As escolas estabelecem que os alunos devam se vestir da mesma maneira e os nossos professores juntamente com a equipe pedagógica estão aqui para orientar os alunos a praticar o uso do uniforme escolar. Os uniformes escolares começaram a ser usados em 1980 nas escolas que formavam professores e gradativamente começaram a ser adotado em outras escolas.
Além de padronizar os alunos ainda trazem as cores, o nome e o símbolo da escola. Tudo de fácil identificação para quando se olhar para a peça de roupa saber de que escola o estudante faz parte.
Apesar do alunos não gostarem dessa padronização e às vezes darem um jeito de mudar a vestimenta, o uniforme é importante já que evita que a sala de aula se transforme em um local multicolorido que chamar a atenção pelas roupas e não pelo conteúdo. Além disso, usar o uniforme faz com que o aluno desenvolva o sentimento de que pertence e faz parte ativa de um grupo. Isso ajuda a desenvolver a parte social das crianças.
Incentive seu filho a usar corretamente o uniforme e tente fazer com que ele compreenda a
importância do uso do mesmo!


terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

DIA DO LIVRO DIDÁTICO



O livro didático é de grande importância para o aprendizado dos alunos. Possivelmente, é um dos primeiros contatos dos jovens com a leitura, além de contribuir para ajudar o professor a traçar estratégias de ensino. O Dia Nacional do Livro Didático é comemorado em 27 de fevereiro, a Equipe Gestora da EEB Prof Heleodoro Borges está entregando o livro didático para todos os alunos. Ainda existem alguns ajustes a serem feitos, através de troca de livros com outras Unidades Escolares.
Lembrando que conservar o livro didático é conservar o patrimônio nacional, produz transformação social e cultural do aluno.



 

Confira seis dicas para conservar os livros durante o ano letivo.


Encapar
Para que não fiquem todos os livros iguais, os professores orientam que os alunos usem o papel ou plástico que quiserem. Vale, até mesmo, encapá-los com folha de revista ou jornal. “Dessa forma, as capas ficam bem variadas e cada aluno fica com um livro customizado”, explicam os educadores.




Manuseio


Os professores orientam que os livros não sejam manuseados com as mãos molhadas. Além disso, os professores recomendam não fazer os exercícios nos livros didáticos, pois estes serão devolvidos. “É aconselhável, também, a não usar os materiais próximos a comidas ou bebidas para não ocorrerem pingos e manchas”, dizem os professores.



Não dobrar
De acordo com os professores, quando se dobra os livros muitas vezes as folhas se soltam e, com isso, a publicação será inutilizada, por conta da perda do conteúdo. 

Orelhas
Para evitar as orelhas, o ideal é que não se apoie braços e cotovelos na beirada dos livros e que esse cuidado siga durante o trajeto para a escola e na volta para casa.

Onde guardar os livros
A organização é um ponto fundamental no cuidado e preservação do material. Os professores  pedem para que os alunos tratem as obras como amigos especiais, que merecem respeito e carinho. “Para que eles entendam esse cuidado, oriento a guardar o material em uma estante ou algum lugar do quarto para que fiquem arrumados e de fácil acesso”, a idéia de indicar um local correto para colocar o material é para que não seja guardado junto com brinquedos, que pode causar rasgos e danos ao livro.

Agenda
Para finalizar, é importante que os alunos fiquem atentos com o horário das aulas, assim não levarão para a escola livros que não irão usar naquele dia. Isso também evita que o aluno carregue peso desnecessário.

 

 

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

As cores do carnaval chegaram com a prevenção!

Com a chegada dos nossos alunos nossa escola está cada vez mais bonita e a primeira semana foi iniciada em ritmo de carnaval, repleto de alegria e cores.
A semana também foi marcada pela prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. No dia 11/02/2015 estiveram na Escola de Educação Básica Prof° Heleodoro Borges o grupo de profissionais do Posto de Saúde da Vila Lalau. A palestra, direcionada aos alunos do 3° ano do ensino médio, trouxe esclarecimentos acerca das DST´s e sobre a importância de cuidar do corpo e de se prevenir.


Desejamos a todos um bom Feriado de Carnaval.

1° Dia de Aula



As aulas iniciaram no dia 09/02/2015. Os alunos foram recepcionados pelo diretor da escola Sr. Antonio Junior Ranghetti, equipe pedagógica e por todos os professores presentes. O diretor desejou a todos um excelente ano letivo com dedicação e comprometimento dos estudos.

Semana de Planejamento



Nos dias 04, 05 e 06 de fevereiro, aconteceu nas dependências da escola a semana de planejamento e de estudos da  Proposta Curricular de Santa Catarina. A equipe gestora da escola representada pelo Diretor Antonio, assistentes Giovana, Maria Regina, Evelyn e Cláudia, receberam os professores com alegria e entusiasmo para mais um ano letivo.