quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

PUBLICIDADE E PROPAGANDA

O publicitário cria, realiza e divulga campanhas e peças publicitárias, procurando a melhor forma de apresentar um produto ou serviço ao consumidor e promover sua venda. Ele atua na elaboração de estratégias e inovações na área de comunicação, visando a obter melhoramentos na relação de empresas e instituições com a sociedade. Para isso, pesquisa o perfil do público-alvo, levantando dados como idade, condição socioeconômica, escolaridade, costumes e hábitos de consumo. Faz a arte de embalagens e de identidade corporativa. Escolhe a abordagem e os meios de comunicação mais adequados à campanha: outdoors, anúncios de jornais e revistas, comerciais de rádio e TV e banners em sites da internet. Cria os textos e as imagens e acompanha sua produção. Depois da campanha, faz novas pesquisas para avaliar o impacto da propaganda sobre o consumidor. O campo de atuação também é bastante abrangente.



Mercado de Trabalho

O mercado de publicidade e propaganda é bem concorrido. As faculdades formam um número expressivo de publicitários a cada ano, e a demanda não é tão grande nos nichos mais tradicionais, como agências de publicidade. "Mas, se focarmos o mercado total de todas as posições que demandam uma formação em Comunicação Mercadológica, existe espaço para mais bacharéis", diz Arlindo Ornelas Figueira Neto, da USP. "Essa demanda se explica pelas novas possibilidades de atuação, principalmente em comunicação on-line, já que as empresas sentem cada vez mais a necessidade de estar presente na internet, em sites e redes sociais." Os tecnólogos também encontram um cenário aquecido. "As principais oportunidades estão nas atividades relacionadas à fotografia, produção audiovisual e propaganda digital", afirma Renato Buchele Rodrigues, da Univali.

Salário inicial: R$ 2.500,00 (fonte: profa. Andrea Gonçalves Carneiro, do Centro Universitário Anhanguera de São Paulo. 

SAIBA+: http://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/comunicacao-informacao/publicidade-propaganda-producao-publicitaria-688121.shtml


Nenhum comentário: