sexta-feira, 6 de junho de 2014

OPERAÇÃO OVERLORD

A invasão dos exércitos dos Aliados nas praias da Normandia durante a Segunda Guerra Mundial, completa 70 anos em 2014.


No dia 6 de junho de 1944, chamado o Dia-D, o dia decisivo, os aliados ocidentais desembarcaram nas costas da França, dando início ao fim da II Guerra Mundial, começada cinco anos antes pela invasão nazista à Polônia. Simultaneamente ao desembarque do lado ocidental, no Leste da Europa, a URSS lançou uma poderosa ofensiva contra os nazistas, levando tudo de roldão. Onze meses depois a Alemanha nazista rendia-se para os vencedores. O Japão, aliado dos nazistas, a seguiu quatro meses depois. Em agosto de 1945, todas as ações militares haviam sido suspensas, terminara a maior e pior guerra que a humanidade jamais travara.


Os Países do Eixo reuniam aqueles que deram início ao conflito armado no mundo novamente, Alemanha e Itália. Estes foram responsáveis pelo crescimento da instabilidade em território europeu e efetiva eclosão da guerra. Juntamente com Alemanha e Itália estava ainda o Japão, o outro grande protagonista que formava a tríade dos países a serem combatidos na guerra.

Os Aliados reuniam os países combatentes os Países do Eixo, com liderança de Estados Unidos, Reino Unido e União Soviética. Estes identificaram os inimigos a serem combatidos como os integrantes do eixo Roma-Berlim-Tóquio.


 SAIBA+



FONTE: http://www.tecmundo.com.br/oculus-rift/56121-dia-d-segunda-guerra-mundial-recriado-oculus-rift-video-.htm

http://noticias.terra.com.br/educacao/historia/dia-d/

http://www.infoescola.com/segunda-guerra/paises-do-eixo/





Nenhum comentário: