segunda-feira, 28 de julho de 2014

TAO SIGULDA

 OS ALUNOS DO 8ºANO DESENVOLVERAM RELEITURAS DA OBRA DO ARTISTA, SOB ORIENTAÇÃO DA PROFESSORA DIOCENIRA QUILANTE BRANCO





Tao Sigulda (Letônia, 04 de Abril de 1914 - São Paulo, 10 de Fevereiro de 2006). Com formação acadêmica em arquitetura, foi pintor, escritor, escultor e cineasta, onde realizou um documentário sobre a Segunda Guerra Mundial, filmando em várias frentes de batalha até 1943.

Tao foi tema de trabalhos da Universidade de Campinas – Unicamp e, quando completou 91 anos foram lançados dois livros sobre ele - "Tao Sigulda – a arte é a caligrafia da alma", de Heloisa de Aquino Azevedo e Tao Sigulda, "Arte, educação e projetos", de Margaret Brandini Park e Suely Iorio.
As obras de Tao podem ser vistas em países como Austrália, Áustria, África, Bélgica, Canadá, Estados Unidos, França, Inglaterra, Itália, Suíça, Rússia e sua terra natal, Letônia. No Brasil, as obras do grande mestre estão no Centro Cultural Tao Sigulda. O espaço que leva seu nome, sedia também obras de arte de pintores e escultores do Brasil inteiro.

Ele ficou internado durante 23 dias no Hospital Pintagueiras, em Jundiaí, com problemas na vesícula, e faleceu vítima de insuficiência renal. Foi velado no dia 11 no Cemitério Bosque da Saudade, em Campo Limpo Paulista, cidade onde morava.
 
"A Arte não se alterou com o passar da história. O que mudou foi a contemplação e a avaliação temporal. O panorama atual da Arte não mostra estilos de época, e sim estilos pessoais. É de opinião geral que o artista deva ser reconhecido por seu trabalho, assim como por sua escrita. Eis o maior equívoco no campo infinito da Arte. De maneira nenhuma a escrita deve ser considerada. A sua caracteristica existe, queira-se ou não. Mas o que vem ao caso é: o estilo – que não tem nada a haver com a escrita. Ela corresponde á atitude de vida do artista; a sua filosofia.
Uma obra de arte prescreve uma condição principal: deve ser pensada até o fim, em cada detalhe. Alem disso, deve-se escolher a técnica adequada para o motivo. E com esta, a ferramenta correspondente e o material mais adequado ao motivo. Some-se ainda: o resultado final, o resultado do trabalho tem que estar munido duma alma. Caso não for, será somente uma ilustração, uma reprodução da natureza – um plágio natural.
Não existe limitação para o material. Ele pode ser metal, madeira, tela, material plástico, papel ou sucata. Mas o resultado final tem que ser estético, inspirador, animador e uma revelação até então não percebida de um sentido, de uma situação ou de uma reciprocidade. Choque a aptidão só não é o bastante. Uma obra de arte não requer somente a aptidão, mas também ser o escolhido".
Tao Sigulda


FONTE: http://www.taosigulda.com.br/

Nenhum comentário: