segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

PROJETO CULTURAS GERACIONAIS


CULTURAS GERACIONAIS 
PROFESSORA KARIN STAHLKE 

Objetivo:
Promover, através de pesquisa de campo, conhecimentos díspares relacionadas às culturas geracionais locais.

Estratégia:
Pesquisa de Campo.

Cronograma:

- Elaboração das perguntas:

Elaborar questionário de pesquisa de campo para entrevistar pessoas de três gerações diferenciadas, de acordo com as séries em questão:
Cada série se subdividirá em grupos de 2 a 5 alunos, que entrevistarão pessoas nascidas em uma data específica, para coleta de dados e elaboração de gráficos: 
- Primeiros Anos: Pesquisarão pessoas que nasceram na década de 60 a 69. 
- Segundos Anos: Pesquisarão pessoas que nasceram na década de 70 a 79. 
- Terceiros Anos: Pesquisarão pessoas que nasceram na década de 80 a 89.

As perguntas focarão o período escolar dos mesmos, proporcional à idade dos alunos entrevistadores, portanto, para as turmas que entrevistarão pessoas que nasceram na década de 60, provavelmente colherão informações pertinentes à década de 70. Serão elaboradas 10 perguntas que trarão respostas objetivas, para elaboração de gráficos, e descritivas, para levantamento de análise de dados. Tais perguntas serão relacionadas à sociedade da época, aos círculos sociais frequentados pelos entrevistados, lazer, cultura, arte, esporte, moda, entre outros.

- Pesquisa de dados gerais:
Cada grupo de alunos elaborará uma lauda com pesquisas bibliográficas relacionadas aos principais acontecimentos socio-históricos dos períodos de nascimento, citados acima, e definirão o conceito de “pesquisa de campo”. Estas informações serão organizadas em texto, e entregues juntamente com as 10 questões.

- Aplicação do questionário:
Cada grupo entrevistará 15 pessoas. Devem tomar cuidado para que todas as questões sejam respondidas, de preferência pessoalmente, uma vez que as reações das mesmas também podem ser analisadas posteriormente.

- Elaboração de gráficos:
Uma vez realizadas as 15 entrevistas, cada grupo selecionará 5 perguntas que resultaram em informações interessantes, e transformará cada uma destas em um gráfico, totalizando, portanto, 5 gráficos.

- Análise dos gráficos:
Na análise dos gráficos, serão comparados dados associáveis entre estes, e serão atualizados dados socio-históricos referentes às idades juvenis dos entrevistados, ou seja, a década posterior à da primeira pesquisa.

- Entrega do trabalho pronto:
No blog da escola, a saber, escolaheleodoroborges.blogspot.com.br, será disponibilizado um modelo de trabalho dentro de uma metodologia científica. Basicamente, serão exigidos: Capa, sumário, introdução (na qual será acoplado o primeiro texto de pesquisa de dados gerais das gerações nas quais os entrevistados nasceram), desenvolvimento (gráficos e análise dos mesmos), conclusão (de criação de cada grupo) e bibliografia.

- Socialização:
O projeto poderá ser apresentado na feira de ciências, ou em qualquer eventual oportunidade da escola.

ALGUMAS IMAGENS DOS ANOS 60, 70 E 80














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