CULTURAS GERACIONAIS
PROFESSORA KARIN STAHLKE
Objetivo:
Promover, através de pesquisa de campo,
conhecimentos díspares relacionadas às culturas geracionais locais.
Estratégia:
Pesquisa de Campo.
Cronograma:
- Elaboração das perguntas:
Elaborar questionário de pesquisa de campo
para entrevistar pessoas de três gerações diferenciadas, de acordo com as
séries em questão:
Cada série se subdividirá em grupos de 2 a 5
alunos, que entrevistarão pessoas nascidas em uma data específica, para coleta
de dados e elaboração de gráficos:
-
Primeiros Anos: Pesquisarão pessoas que nasceram na década de 60 a 69.
-
Segundos Anos: Pesquisarão pessoas que nasceram na década de 70 a 79.
-
Terceiros Anos: Pesquisarão pessoas que nasceram na década de 80 a 89.
As perguntas focarão o período escolar dos
mesmos, proporcional à idade dos alunos entrevistadores, portanto, para as
turmas que entrevistarão pessoas que nasceram na década de 60, provavelmente
colherão informações pertinentes à década de 70. Serão elaboradas 10 perguntas
que trarão respostas objetivas, para elaboração de gráficos, e descritivas,
para levantamento de análise de dados. Tais perguntas serão relacionadas à
sociedade da época, aos círculos sociais frequentados pelos entrevistados,
lazer, cultura, arte, esporte, moda, entre outros.
- Pesquisa de dados gerais:
Cada grupo de alunos elaborará uma lauda com
pesquisas bibliográficas relacionadas aos principais acontecimentos
socio-históricos dos períodos de nascimento, citados acima, e definirão o
conceito de “pesquisa de campo”. Estas informações serão organizadas em texto,
e entregues juntamente com as 10 questões.
- Aplicação do questionário:
Cada grupo entrevistará 15 pessoas. Devem
tomar cuidado para que todas as questões sejam respondidas, de preferência
pessoalmente, uma vez que as reações das mesmas também podem ser analisadas
posteriormente.
- Elaboração de gráficos:
Uma vez realizadas as 15 entrevistas, cada
grupo selecionará 5 perguntas que resultaram em informações interessantes, e
transformará cada uma destas em um gráfico, totalizando, portanto, 5 gráficos.
- Análise dos gráficos:
Na análise dos gráficos, serão comparados
dados associáveis entre estes, e serão atualizados dados socio-históricos
referentes às idades juvenis dos entrevistados, ou seja, a década posterior à
da primeira pesquisa.
- Entrega do trabalho pronto:
No blog da escola, a saber, escolaheleodoroborges.blogspot.com.br, será disponibilizado um modelo
de trabalho dentro de uma metodologia científica. Basicamente, serão exigidos:
Capa, sumário, introdução (na qual será acoplado o primeiro texto de pesquisa
de dados gerais das gerações nas quais os entrevistados nasceram),
desenvolvimento (gráficos e análise dos mesmos), conclusão (de criação de cada
grupo) e bibliografia.
- Socialização:
O projeto poderá ser apresentado na feira de
ciências, ou em qualquer eventual oportunidade da escola.
ALGUMAS IMAGENS DOS ANOS 60, 70 E 80
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