sexta-feira, 28 de março de 2014

ASSEMBLÉIA DE PAIS E PROFESSORES

DELIBERAÇÕES APROVADAS PELOS PAIS, ALUNOS E PROFESSORES PRESENTES NA ASSEMBLÉIA

1)USO DO CELULAR: A LEI  Nº 14.363, DE 25 DE JANEIRO DE 2008 SERÁ FIXADA EM CADA SALA PARA ENFATIZAR/ LEMBRAR QUE O USO DO CELULAR É PROIBIDO.
2)CHEGADAS TARDIAS: HAVERÁ CINCO MINUTOS DE TOLERÂNCIA PARA ATRASOS NOS PERÍODOS MATUTINO E VESPERTINO. O ALUNO QUE CHEGAR APÓS 7:35 E 13:20 ENTRARÁ NA ESCOLA  SOMENTE COM JUSTIFICATIVA E/OU ACOMPANHADO DOS PAIS OU RESPONSÁVEL.
3)ROUPAS CURTAS: NÃO SERÁ PERMITIDA A ENTRADA NA ESCOLA DE ALUNOS/ ALUNAS COM ROUPAS CURTAS. O RESPONSÁVEL SERÁ COMUNICADO E O ALUNO ENCAMINHADO PARA CASA.
4)UNIFORME: O USO DO UNIFORME (CAMISETA BRANCA, CALÇA/  BERMUDA AZUL, PRETA OU JEANS) NOS TURNOS MATUTINO E VESPERTINO É OBRIGATÓRIO.
5)CONTRIBUIÇÃO: CONTINUA O VALOR DE R$10,00 POR ALUNO AO MÊS.
6)NAMORO NA ESCOLA: NÃO SERÃO PERMITIDOS ABUSOS.
7)ELEIÇÃO APP: ROZANE TEREZINHA LAURENTINO BRUNNING (PRESIDENTE) E NELSON DIRCEU ROPELATO (VICE-PRESIDENTE).
PRESIDENTES DA APP 2014
A REUNIÃO CONTOU COM A PALESTRA DA PEDAGOGA E ESPECIALISTA EM NEUROPSICOPEDAGOGIA, ZENI BRÜGGE, A RESPEITO DA
FAMÍLIA E ESCOLA JUNTAS PELA QUALIDADE NA EDUCAÇÃO

A DIREÇÃO AGRADECE A TODOS QUE PARTICIPARAM DA REUNIÃO 


 


 

MAGISTÉRIO

COM O TEMA: PLANEJAMENTO, A PROFESSORA MÁRCIA SOUZA PROPÔS AOS ALUNOS DO MAGISTÉRIO, TURMA 402 O DESENVOLVIMENTO DE UMA DINÂMICA SOBRE HISTÓRIA EM QUADRINHOS








quinta-feira, 27 de março de 2014

CONCURSO TERCEIRÃO

PARA IDENTIFICAR OS FORMANDOS E VALORIZAR NOSSOS ARTISTAS A ESCOLA HB LANÇA UM DESAFIO..
LOGO TERCEIRÃO 2014

 PRECISAMOS DE IDEIAS E DESENHOS PARA CRIAR UMA CAMISETA ESTILOSA

O ALUNO QUE VENCER TERÁ SUA OBRA ESTAMPADA EM TODAS AS CAMISETAS TERCEIRÃO 2014 

 OS DESENHOS SERÃO POSTADOS NO BLOG E APÓS DETERMINADO PERÍODO TODOS OS ALUNOS FORMANDOS SERÃO CONVIDADOS A VOTAR NA MELHOR ESTAMPA

PARTICIPE!

ENTREGUE A SUA OBRA NA SALA DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS OU PARA A PROFESSORA DIOCENIRA

NA PÁGINA CONCURSO LOGO DESSE BLOG VOCÊ ENCONTRA OS DESENHOS DESENVOLVIDOS ATÉ AGORA





quarta-feira, 26 de março de 2014

PALESTRA

ARQUITETURA E MODA: RETRATOS DA SOCIEDADE E SITUAÇÃO POLÍTICA

com Elise Stahlke

A moda se constitui como um dos padrões mais seguros para medir as motivações psicológicas, psicanalíticas e sócio-econômico da humanidade (DORFLES, 1979), porque revela a maneira como as pessoas se comportam e o modo como elas se apresentam na sociedade, ao mesmo tempo em que proporciona a inclusão e/ou a exclusão de pessoas e de grupos do seu contexto social. A sua dinâmica tem uma característica natural de classificar, de selecionar e de diferenciar pessoas na busca da exclusividade e do “novo”, e quando o novo cai no domínio público tem início outro ciclo, isso mostra que está na moda não necessariamente é estar igual (estatisticamente falando) porque a massificação representa a banalização do produto e conseqüentemente a “não-moda”. Neste contexto, o vestuário é que mais ostensivamente representa o movimento da moda, pois a mudança no jeito de vestir apresenta-se em todo o percurso da humanidade como o elemento de diferenciação mais aparente.

O jeito de vestir tem importância desde o Renascimento, quando surge a primeira burguesia apropriando a moda à hierarquia das condições, onde a partir de então as mudanças nas artes e nos modos de vestir passaram a acontecer à mercê do gosto dos poderosos, e a roupa passou a representar riqueza e poder através da aparência e da sua própria estrutura: O tecido com fibras de puro algodão vestia os escravos e a seda vestia a burguesia. As roupas que vestiam a burguesia, principalmente das mulheres, eram recheadas de saias, de armações (crinolinas e espartilhos) e de babados para ficarem pesadas a ponto de impedir a mobilidade natural do corpo. No entanto, isso representava uma posição social na divisão e organização de classes na sociedade, pois quanto mais pesada fosse a roupa tanto mais poder era associado ao conjugue - significava que mais escravos tinha a família para atender as necessidades da esposa (como concubina) e as necessidades da casa.  

Assim, à sociedade foi se estruturando e mostrando o seu valor através do modo de vestir, como se a roupa fosse a sua própria identidade. Essa representação ainda tem valor nos dias atuais, não com tanta veemência porque de qualquer modo a moda não é mais exclusiva a um determinado grupo de pessoas por um longo período de tempo, a dinâmica, que é própria do fenômeno, trata de popularizar qualquer aspecto, pela perfeição ou pela imitação, atingindo a todos os setores da economia.A massificação da moda tomou uma dimensão ainda maior com a introdução da mídia, principalmente, de TV, de revistas e jornais com editoriais de moda. A sua representação se dar através do “design” aplicado ao vestuário, aos tecidos, aos objetos imobiliários e a indústria automobilística, entre outras. Para Caldas (2004) o “design” é um diferencial que deve ser desenvolvido, por sua capacidade de agregar valor aos produtos, representando-se como uma linguagem da cultura contemporânea que alimenta o sistema de moda em proporção ao desenvolvimento das civilizações.

O fato é que através da moda se identifica uma época, um costume, uma cultura, uma sociedade, os grupos sociais separadamente e as suas preferências. O fenômeno da moda tem ciclo de vida próprio com critérios de aplicação (inicio, meio e fim), tem visão temporal (curto, médio e logo prazos), tem forte influência na micro e macro economia do pais e do mundo, e principalmente no comportamento das pessoas, sendo até caracterizado como um socializador que movimenta a dinâmica da sociedade. A exemplo disso temos o uso do cigarro que na década e 70 representava poder e estatus, no entanto hoje é tão somente um problema de saúde pública em todo o mundo. De maneira codificada ela poderá incluir ou excluir pessoas ou grupos de um contexto social até então dito e sentido como seu, podendo conduzi-las a um comportamento muitas vezes não favorável do ponto de vista social, como é o caso de grupos de jovens (de classe econômica mais baixa que chegam a roubar) que se identificam através de roupas de griffe e que se fecham em grupos reduzidos sem que outros jovens tenham acesso, até que se apresentem com roupas parecidas. Isso poderá conduzir a uma situação de conflitos e desintegração familiar, além de outros caminhos em função da não condição social. Tudo isso nos leva a pensar que lançar moda infere em determinar um paradigma que envolve aspectos comerciais, econômicos, culturais e sociais, podendo favorecer ou não a dinâmica de uma sociedade.


Elise Stahlke
Atelier de Alta Moda
elise.stahlke@hotmail.com



A convite da Professora Karin idealizadora do Projeto Culturas Geracionais a estilista e modelista palestrou para as turmas do Ensino Médio.


FONTE: http://fido.palermo.edu/servicios_dyc/publicacionesdc/vista/detalle_articulo.php?id_articulo=5395&id_libro=13

segunda-feira, 24 de março de 2014

FAÉL E LUAN

EX-ALUNO HELEODORO BORGES NA SEMI-FINAL DE FESTIVAL DO SBT

Luan Benavenuto, que estudou aqui na E.E.B Heleodoro Borges e participou de diversos projetos culturais na escola agora participa com sua dupla Faél e Luan do Festival Nacional de Talentos Sertanejos, organizado pelo SBT do Paraná, na cidade de Londrina, na qual ambos vivem hoje.

Dentre os primeiros 36 participantes de várias regiões do Brasil escolhidos pela organização da emissora na primeira fase, eles ficaram entre os 12 mais votados pela Internet e agora passam por novo período de votação para definir os 6 concorrentes que farão suas apresentações no palco principal da Expo Londrina no dia da final do festival, junto com artistas de renome no cenário sertanejo, tais como Bruno e Marrone, João Bosco e Vinícius, César Menotti e Fabiano, Fernando e Sorocaba, Luan Santana, Marcos e Belutti, Jads e Jadson, Milionário e José Rico, Lucas Lucco, entre outros.

Como premiação os artistas campeões do festival terão direito a gravar 1 clipe e 4 músicas em estúdio, além da veiculação das canções nas mídias de rádio e televisão do SBT.

A votação está aberta no site https://www.redemassa.com.br/festival e vai até a próxima sexta-feira (28/03). Na página podem ser encontrados os históricos de cada participante e também vídeos dos artistas interpretando suas canções. Para votar no vídeo da música Declaração, de autoria da dupla, basta clicar no botão VOTAR logo abaixo da foto e confirmar no Facebook como é sugerido em seguida pelo site para que o voto seja validado. Cada pessoa tem direito a votar até 5 vezes por dia.

Como diz Luan: “É uma honra ter feito parte da história desta escola, onde professores e amigos acompanharam minha paixão pela música crescer, em meio a tantos projetos culturais que fizemos juntos. Poder representar a minha cidade em um evento de nível nacional é uma alegria imensa. Conto com a ajuda de todos na votação e desde já agradeço de coração por todo o apoio.





sexta-feira, 21 de março de 2014

ASSEMBLÉIA DE PAIS E PROFESSORES

Senhores Pais/ Responsáveis,

A Escola Professor Heleodoro Borges tem a honra de convidá-los a participar da Assembléia de Pais e Professores. Será um momento de interação entre família e escola onde serão abordados os temas a seguir:  
- UNIFORME
- MATERIAL ESCOLAR
- CELULAR
- CHEGADAS TARDIAS/ SAÍDAS ANTECIPADAS
- ROUPAS CURTAS
- CONTRIBUIÇÃO
- NAMORO NA ESCOLA
- FAMÍLIA NA VIDA ESCOLAR DOS FILHOS


             DATA: 26 DE MARÇO         
             HORÁRIO: 19:30          
  LOCAL: ESCOLA

Acompanhar a vida escolar do seu filho ajuda a melhorar a relação ensino-aprendizagem e garantir o sucesso dele na escola. Os pais e responsáveis têm o direito e o dever de acompanhar a educação de seus filhos. 

RECOMENDAÇÕES DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PARA OS PAIS/ RESPONSÁVEIS

* Cultive o hábito da leitura em sua casa.

* Ajude seu filho a conservar o livro didático. O material servirá para outros alunos futuramente.

* Acompanhe a frequência da criança ou do adolescente às aulas e sua participação nas atividades escolares.

* Visite a escola de seus filhos sempre que puder.

* Observe se as crianças ou adolescentes estão felizes e cuidadas no recreio, na hora da entrada e da saída.

* Verifique a limpeza e a conservação das salas e demais dependências da escola.

* Observe a qualidade da merenda escolar.

* Converse com outras mães, pais ou responsáveis sobre o que vocês observam na escola.

* Converse com os professores sobre dificuldades e habilidades do seu filho.

* Peça orientação aos professores e diretores, caso perceba alguma dificuldade no desempenho de seu filho. Procure saber o que fazer para ajudar.

* Leia bilhetes e avisos que a escola mandar e responda quando necessário.

* Acompanhe as lições de casa.

* Participe das atividades escolares e compareça às reuniões da escola. Dê sua opinião.

* Participe do Conselho Escolar.


FONTE: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=248&Itemid=283



terça-feira, 18 de março de 2014

VOCÊ SABIA?

O Ministério da Educação apresentou uma proposta de reformulação do Enem e sua utilização como forma de seleção unificada nos processos seletivos das universidades públicas federais. A proposta tem como  objetivo democratizar as oportunidades de acesso às vagas de ensino superior, possibilitar a mobilidade acadêmica e induzir a reestruturação dos currículos do ensino médio. ENTENDA A PROPOSTA DO MEC

CONFIRA 13 DICAS DE ESTUDO!
Quando é preciso sentar e estudar um pouco, parece não haver jeito de alcançar a concentração. Isso fica ainda mais desesperador quando estamos em ano de vestibular e não temos tempo a perder. Especialistas dão dicas para ajudar seu cérebro a se concentrar.Cada pessoa aprende de um jeito diferente, teste e descubra o seu.
Não se contente em ler: escreva!
Segundo o professor e autor de livros com dicas para estudos Pierluigi Piazzi, é importante estudar escrevendo, e não só lendo. "Quem só lê perde a concentração. Quem escreve consegue entender o assunto e mantê-lo na mente", explica ele.
Escreva à mão em vez de digitar.
Pesquisas já mostraram que os alunos que fazem isso aprendem mais do que quem só digita. "Você tem movimentos totalmente distintos para escrever cada letra a mão, mas isso não existe quando você está digitando. Isso faz com que mais redes neurais sejam ativadas no processo da escrita", diz o professor.
Como saber o que vale colocar no papel.
Faça resumos, fichamentos e esquemas da matéria. Mas nada de ficar copiando todo o conteúdo dos livros. Para saber o que vale escrever, faça de conta que você está preparando uma cola para uma prova. Por ter pouco espaço e pouco tempo para consulta-la, é preciso ser conciso, mas ao mesmo tempo abordar os pontos principais. É disso que você precisa quando for estudar.
Revise a matéria que aprendeu em aula no mesmo dia.
Além de evitar acumular matérias, estudar o conteúdo visto em sala de aula no mesmo dia fará com que seu cérebro entenda que aquilo é importante e o memorize.
Estude sozinho.
Vamos combinar que, por mais legal que seja se reunir com os amigos para estudar, você acaba falando mais de outras coisas e as dúvidas permanecem. O professor Pierluigi é um grande defensor da ideia de que só se aprende mesmo no estudo solitário. "Estudar em grupo é útil se você for a pessoa que explica a matéria para os outros. Quem ouve não aproveita", diz ele. A melhor dica para um bom estudo, aliás, e explicar a matéria para si mesmo. Use as aulas para entender as matérias e tirar dúvidas.
Um erro comum, segundo o professor Pierluigi, é fazer dois cursinhos para ter um maior numero de aulas - o que realmente vai fazer diferença no vestibular é o momento em que você estuda sozinho, não o número de aulas que pegou. Mas isso não significa que vale cabular ou dormir nas aulas: elas são importantes para entender a matéria e tirar dúvidas.
Desligue todos os aparelhos eletrônicos.
Na hora de estudar, nada de deixar o celular por perto avisando você de cada notificação no Facebook. E nem caia na tentação de abrir o Facebook só por "dois minutinhos". Esses dois minutinhos sempre se estendem e acabam com toda a sua concentração. Reserve um tempinho do seu dia só para as redes sociais e faça isso virar rotina para que se acostume a checá-la apenas nesse tempo específico.
Estude em um local organizado e tranquilo.
O resto da sua casa até pode ser uma bagunça, mas o local onde você costuma estudar precisa estar sempre organizado e silencioso. Ter muitas coisas espalhadas pode atrapalhar a sua concentração e há o risco de perder tempo procurando coisas que sumiram na bagunça.
Música? Só em línguas que você não entenda!
Não é proibido estudar ouvindo música - há quem precise dela para se concentrar. Mas evite ouvir músicas em idiomas que você entenda - isso pode fazer com que você desvie sua atenção para a letra e esqueça a matéria.
Use marca-texto.
Usar canetas coloridas e marca-texto para enfatizar os pontos principais é uma boa ajuda para manter o foco no que for importante, especialmente se você tem problemas mais sérios de déficit de atenção. Post-its também podem ser úteis.
Respeite seu tempo.
Se você é mais produtivo de manhã, deixe para estudar as matérias mais difíceis nesse período. Quando sentir que a concentração não está rolando de jeito nenhum, faça uma pequena parada e depois volte. Manter intervalos regulares é fundamental - e a frequência vai depender do seu ritmo.
Tenha uma programação organizada, mas seja flexível.
Use uma agenda ou quadro branco para organizar suas tarefas e respeite-a! Mas faça programações realistas para que você não se desanime. Definir que você vai estudar durante oito horas por dia se você tem várias outras atividades, por exemplo, não é algo razoável. E esteja aberto para mudanças, caso seja necessário.
Crie um pequeno ritual antes de estudar.
Sempre que for mergulhar nos estudos, crie e respeite um ritualzinho antes. Pode ser um alongamento, pegar um copo de suco para deixar na sua mesa, ou que mais achar melhor. Com o tempo, seu cérebro vai entender que é hora dos estudos e ficará mais fácil se concentrar.



FONTE: http://portal.mec.gov.br/index.php?Itemid=310+enen.br
http://guiadoestudante.abril.com.br/vestibular-enem/13-dicas-se-concentrar-hora-estudos-682308.shtml


quarta-feira, 12 de março de 2014

12 DE MARÇO

DIA DO BIBLIOTECÁRIO

O papel do bibliotecário é fundamental para organizar e facilitar o acesso à informações em diferentes suportes e nos mais variados meios, sejam impressos, eletrônicos ou digitais. Ele é fundamental para conservar obras raras, mas também, para possibilitar o acesso à obras que guardam todo o conhecimento humano. São livros, documentos, fotografias, CDs etc.
É o bibliotecário que possibilita agilizar a busca, e, principalmente, que consigamos encontrar aquilo que pesquisamos. O profissional é apto para interpretar o que o usuário precisa, seu auxilio é fundamental para promover o incentivo a leitura e a informação. 

FONTE: http://www.prolivro.org.br/ipl/publier4.0/texto.asp?id=2259


A EQUIPE HB PARABENIZA TODOS OS BIBLIOTECÁRIOS!

PLAYLIST INTERVALO

U2

  








MEDICINA VETERINÁRIA


O médico veterinário dá assistência clínica e cirúrgica a animais domésticos e silvestres, além de cuidar da saúde, da alimentação e da reprodução de rebanhos. Outra de suas funções, complementando sua atenção na saúde animal e na saúde pública, é inspecionar a produção de alimentos de origem animal. Neste caso, o médico veterinário verifica o cumprimento das normas de higiene nas indústrias, a fim de evitar a transmissão de doenças para o ser humano. Na indústria alimentícia, ele controla as tecnologias de produção. Em qualquer indústria que utilize matéria-prima de origem animal, a presença do médico veterinário é indispensável para realizar o controle dessa matéria-prima. Pode atuar, ainda, na área de vendas de alimentos, medicamentos, vacinas e de outros artigos para animais.  
Um erro do estudante que opta pela carreira, de acordo com Quinzani, é acreditar que o amor pelos animais é suficiente. "Os cães e os gatos não vêm sozinhos para a clínica, não falam o que sentem, não pagam a conta. O veterinário precisa saber se relacionar, gostar de conversar, trocar informações com o dono do animal é extremamente importante para descobrir o que ele tem." Saber cobrar pelo conhecimento e serviço oferecido é uma das características apontadas por Quinzani para que o profissional tenha sucesso. "O médico veterinário movido somente pelo amor aos animais pode ter uma frustração financeira muito grande. Me sinto realizado porque consigo conciliar meu conhecimento técnico com a venda dele", diz. Segundo o médico, é comum que haja um receio na cobrança de consultas e serviços porque muitas vezes o veterinário vai lidar com situações em que o animal está muito doente, prestes a morrer. "É preciso entender que o que você está oferecendo ali é seu auxílio profissional. A finalidade é o bem-estar do animal, mas é um negócio."

Mercado de Trabalho:
É o crescimento do segmento pet que abre as maiores possibilidades. “Os animais de estimação são muito valorizados, principalmente hoje, quando as famílias reduzem o número de filhos”, analisa Nilton Abreu Zanco, coordenador do curso da Metodista, em São Bernardo do Campo (SP). “Nesse caso, o animal passa a ser um membro da família, tratado com os melhores recursos tecnológicos, tanto em saúde quanto em beleza.” Daí as boas oportunidades nas cidades de médio e grande porte, em clínicas veterinárias e lojas especializadas em produtos para pets. Outras áreas aquecidas são controle e inspeção de alimentos de origem animal, saúde pública, zoonose e nutrição de animais de companhia. Na área de alimentos, faltam profissionais para adequar as condições de produção às normas de exportação. Há ainda a possibilidade de atuar na indústria de medicamentos e produtos veterinários. As oportunidades estão em todas as regiões do país.
Salário inicial: R$ 4.068,00 por 6 horas diárias (fonte: Sindicato dos Médicos Veterinários do Estado de São Paulo).

Curso:
Nos dois primeiros anos, o estudante tem um mix de aulas das áreas das Ciências Biológicas, Exatas e Sociais Aplicadas, como anatomia, microbiologia, genética, nutrição e produção animal, matemática e estatística, além de bioética e relações ciência, tecnologia e sociedade (CTS), entre outras. Em seguida, o aluno começa a estudar doenças e técnicas clínicas e cirúrgicas. As atividades práticas, que são realizadas em laboratório, continuam ganhando espaço na grade curricular da maioria dos cursos de medicina veterinária. No último ano da graduação, é obrigatório fazer estágio.
Duração média: cinco anos.

Atuação:
-Clínica e cirurgia de animais de pequeno porte.
-Prestar atendimento clínico e cirúrgico a animais domésticos.
-Centros de pesquisa.
-Atuar na investigação e pesquisa no desenvolvimento de biotecnologias.
-Indústria de produtos para animais.
-Acompanhar a produção e a comercialização de alimentos, rações, vitaminas, vacinas e medicamentos. Cuidar do marketing dos produtos e prestar assistência técnica ao cliente.
-Indústria de produtos de origem animal.
-Fiscalizar estabelecimentos que produzam, vendam ou exportem produtos de origem animal.
-Manejo e conservação de espécies.
-Estudar animais silvestres em cativeiro ou em seu habitat, cuidando de sua reprodução e preservação. Implantar e administrar projetos ecológicos e em reservas naturais.
-Perícia técnica.
-Avaliar a saúde de animais de competições esportivas e a possível ingestão por eles de medicamentos e hormônios proibidos.
-Produção e sanidade animal.
-Controlar a saúde de rebanhos. Prevenir e controlar doenças em propriedades rurais.
-Saúde pública veterinária.
-Prevenir e controlar zoonoses e doenças transmitidas por vetores. Atuar na vigilância epidemiológica, sanitária e ambiental.
-Tecnologia de produção animal.
-Melhorar a qualidade dos rebanhos em propriedades rurais e em viveiros. Desenvolver técnicas e métodos de aperfeiçoamento genético, alimentação e reprodução.

terça-feira, 11 de março de 2014

AULA DE CIÊNCIAS

Trabalho desenvolvido pela professora Magali Morche, com a turma do 8º ano. Teve como objetivo o estudo das células animais e vegetais bem como a função de cada organela.



 









  As células são unidades fundamentais que compõem todos os seres vivos. Compostas de várias organelas com funções bem definidas, essas estruturas são capazes de crescerem e se multiplicarem.  As células formam os tecidos e por consequência os tecidos formam os órgãos, que formam os sistemas, que, por fim, formam o organismo vivo.

Célula Vegetal
A célula vegetal é bastante semelhante à célula animal, porém contém algumas diferenças, como a parede celular e os cloroplastos. Na maturidade, tais células podem diferir muito uma das outras quanto as estruturas.
Estruturas e organelas das células vegetais.






    










A célula vegetal tipicamente consiste em uma parede celular rígida, e um protoplasto que é composto pelo citoplasma e núcleo.  O citoplasma que é limitado externamente pela membrana plasmática, contém organelas, sistemas de membranas e estruturas não membranosas, como por exemplo, ribossomos. O restante do citoplasma, onde vários sistemas de membranas e corpos estão imersos, é conhecido como matriz citoplasmática ou citosol.
Na célula vegetal viva, o citoplasma está frequentemente em movimento. As organelas podem ser observadas deslizando de uma maneira ordenada no movimento em curso.
Cada organela da célula vegetal desempenha uma função:
  • Parede celular: confere a distensão do protoplasto configurando à célula, adulta, tamanho e formas fixos, oferecendo também proteção aos componentes do protoplasto.
  • Vacúolo: É delimitado por uma membrana chamada tonoplasto. Possui diversas funções como, armazenamento de substâncias, atua também no processo lisossômico e nos processos metabólicos.
  • Plastos: São formadas por duas membranas unitárias, contendo o estroma, onde se situa um sistema de membranas chamadas, chamados de tilacoides. Os plastos são divididos em três grandes grupos: cloroplastos  (organela fotossintetizadora), cromoplasto (responsável pela pigmentação de certos frutos) e os leucoplastos (armazenam substâncias)
As células vegetais possuem também organelas em comum com as células animais, que são:
  • Núcleo: Possui duas funções básicas, uma delas é regular as reações químicas que ocorrem dentro da célula, e sua segunda função é de armazenar informações genéticas (DNA);
  • Complexo de Golgi: Este complexo está associado aos processos de secreção, inclusive a secreção da primeira parede que separa duas células vegetais em divisão.
  • Ribossomos: os ribossomos juntam os aminoácidos do citoplasma para formar cadeias de proteínas.
  • Retículo endoplasmático liso: tem a função de facilitar reações enzimáticas, podendo também regular a pressão osmótica e atuar no transporte de substâncias.
  • Retículo endoplasmático rugoso: realiza todas as funções do liso porém ainda possui a função de sintetizar proteínas, devido a presença de ribossomos.
  • Mitocôndrias: a função principal de uma mitocôndria é produzir energia para o trabalho celular.
  • Peroxissomos: participam do processo de fotorrespiração e auxiliam no metabolismo lipídico.
A célula vegetal ainda conta com centríolos que participam da divisão celular da célula vegetal e os lisossomos que fazem a digestão intracelular.

 Célula Animal

As células animais apresentam o núcleo – local onde encontramos o material genético – separado do citoplasma pela presença de um envoltório que denominamos de carioteca, além de outras estruturas presentes no citoplasma que não encontramos em células procarióticas. O citoplasma das células eucarióticas (onde estão incluídas as células animais) corresponde à região localizada entre a membrana plasmática e a carioteca, sendo constituído por um fluido que chamamos de citosol (ou citossol, ou citoplasma fundamental, ou ainda de hialoplasma) – composto por íons, água e substâncias importantes para a síntese de moléculas orgânicas – e compreende diversos tipos de estruturas, tais como as descritas a seguir:
  • Ribossomos: participam do processo de síntese protéica.
  • Inclusões Citoplasmáticas: são estruturas não membranosas e temporárias que representam formas de reservas de substâncias na célula.
  • Citoesqueleto: responsável pelos movimentos celulares e composto por uma rede de finos tubos protéicos – microtúbulos – que sustentam o citoplasma.
  • Organelas membranosas: cada qual com funções específicas. As organelas presentes em praticamente todas as células eucarióticas são: complexo de Golgi, retículo endoplasmático, peroxissomos, mitocôndrias e lisossomos.
celula animal


















Na célula animal não são encontradas algumas estruturas presentes nas células vegetais, tais como parede celular, plastos e vacúolos. O quadro a seguir estabelece alguma dessas diferenças:


Célula Vegetal Célula Animal
Centríolos Não Sim
Peroxissomos Sim Sim
Complexo de Golgi Disperso no citoplasma Concentrado
Cloroplastos Sim Não
Vacúolos Grandes Pequenos
Plasmodesmos Sim Não
Parede celular Sim Não
Reserva de energia Amido Glicogênio

FONTE:
http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/observando-as-diferencas-entre-celulas-animais-vegetais.htm
http://www.infoescola.com/citologia/celula-vegetal/
http://www.infoescola.com/citologia/celula-animal/