terça-feira, 11 de março de 2014

AULA DE CIÊNCIAS

Trabalho desenvolvido pela professora Magali Morche, com a turma do 8º ano. Teve como objetivo o estudo das células animais e vegetais bem como a função de cada organela.



 









  As células são unidades fundamentais que compõem todos os seres vivos. Compostas de várias organelas com funções bem definidas, essas estruturas são capazes de crescerem e se multiplicarem.  As células formam os tecidos e por consequência os tecidos formam os órgãos, que formam os sistemas, que, por fim, formam o organismo vivo.

Célula Vegetal
A célula vegetal é bastante semelhante à célula animal, porém contém algumas diferenças, como a parede celular e os cloroplastos. Na maturidade, tais células podem diferir muito uma das outras quanto as estruturas.
Estruturas e organelas das células vegetais.






    










A célula vegetal tipicamente consiste em uma parede celular rígida, e um protoplasto que é composto pelo citoplasma e núcleo.  O citoplasma que é limitado externamente pela membrana plasmática, contém organelas, sistemas de membranas e estruturas não membranosas, como por exemplo, ribossomos. O restante do citoplasma, onde vários sistemas de membranas e corpos estão imersos, é conhecido como matriz citoplasmática ou citosol.
Na célula vegetal viva, o citoplasma está frequentemente em movimento. As organelas podem ser observadas deslizando de uma maneira ordenada no movimento em curso.
Cada organela da célula vegetal desempenha uma função:
  • Parede celular: confere a distensão do protoplasto configurando à célula, adulta, tamanho e formas fixos, oferecendo também proteção aos componentes do protoplasto.
  • Vacúolo: É delimitado por uma membrana chamada tonoplasto. Possui diversas funções como, armazenamento de substâncias, atua também no processo lisossômico e nos processos metabólicos.
  • Plastos: São formadas por duas membranas unitárias, contendo o estroma, onde se situa um sistema de membranas chamadas, chamados de tilacoides. Os plastos são divididos em três grandes grupos: cloroplastos  (organela fotossintetizadora), cromoplasto (responsável pela pigmentação de certos frutos) e os leucoplastos (armazenam substâncias)
As células vegetais possuem também organelas em comum com as células animais, que são:
  • Núcleo: Possui duas funções básicas, uma delas é regular as reações químicas que ocorrem dentro da célula, e sua segunda função é de armazenar informações genéticas (DNA);
  • Complexo de Golgi: Este complexo está associado aos processos de secreção, inclusive a secreção da primeira parede que separa duas células vegetais em divisão.
  • Ribossomos: os ribossomos juntam os aminoácidos do citoplasma para formar cadeias de proteínas.
  • Retículo endoplasmático liso: tem a função de facilitar reações enzimáticas, podendo também regular a pressão osmótica e atuar no transporte de substâncias.
  • Retículo endoplasmático rugoso: realiza todas as funções do liso porém ainda possui a função de sintetizar proteínas, devido a presença de ribossomos.
  • Mitocôndrias: a função principal de uma mitocôndria é produzir energia para o trabalho celular.
  • Peroxissomos: participam do processo de fotorrespiração e auxiliam no metabolismo lipídico.
A célula vegetal ainda conta com centríolos que participam da divisão celular da célula vegetal e os lisossomos que fazem a digestão intracelular.

 Célula Animal

As células animais apresentam o núcleo – local onde encontramos o material genético – separado do citoplasma pela presença de um envoltório que denominamos de carioteca, além de outras estruturas presentes no citoplasma que não encontramos em células procarióticas. O citoplasma das células eucarióticas (onde estão incluídas as células animais) corresponde à região localizada entre a membrana plasmática e a carioteca, sendo constituído por um fluido que chamamos de citosol (ou citossol, ou citoplasma fundamental, ou ainda de hialoplasma) – composto por íons, água e substâncias importantes para a síntese de moléculas orgânicas – e compreende diversos tipos de estruturas, tais como as descritas a seguir:
  • Ribossomos: participam do processo de síntese protéica.
  • Inclusões Citoplasmáticas: são estruturas não membranosas e temporárias que representam formas de reservas de substâncias na célula.
  • Citoesqueleto: responsável pelos movimentos celulares e composto por uma rede de finos tubos protéicos – microtúbulos – que sustentam o citoplasma.
  • Organelas membranosas: cada qual com funções específicas. As organelas presentes em praticamente todas as células eucarióticas são: complexo de Golgi, retículo endoplasmático, peroxissomos, mitocôndrias e lisossomos.
celula animal


















Na célula animal não são encontradas algumas estruturas presentes nas células vegetais, tais como parede celular, plastos e vacúolos. O quadro a seguir estabelece alguma dessas diferenças:


Célula Vegetal Célula Animal
Centríolos Não Sim
Peroxissomos Sim Sim
Complexo de Golgi Disperso no citoplasma Concentrado
Cloroplastos Sim Não
Vacúolos Grandes Pequenos
Plasmodesmos Sim Não
Parede celular Sim Não
Reserva de energia Amido Glicogênio

FONTE:
http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/observando-as-diferencas-entre-celulas-animais-vegetais.htm
http://www.infoescola.com/citologia/celula-vegetal/
http://www.infoescola.com/citologia/celula-animal/

Nenhum comentário: