quarta-feira, 12 de março de 2014

MEDICINA VETERINÁRIA


O médico veterinário dá assistência clínica e cirúrgica a animais domésticos e silvestres, além de cuidar da saúde, da alimentação e da reprodução de rebanhos. Outra de suas funções, complementando sua atenção na saúde animal e na saúde pública, é inspecionar a produção de alimentos de origem animal. Neste caso, o médico veterinário verifica o cumprimento das normas de higiene nas indústrias, a fim de evitar a transmissão de doenças para o ser humano. Na indústria alimentícia, ele controla as tecnologias de produção. Em qualquer indústria que utilize matéria-prima de origem animal, a presença do médico veterinário é indispensável para realizar o controle dessa matéria-prima. Pode atuar, ainda, na área de vendas de alimentos, medicamentos, vacinas e de outros artigos para animais.  
Um erro do estudante que opta pela carreira, de acordo com Quinzani, é acreditar que o amor pelos animais é suficiente. "Os cães e os gatos não vêm sozinhos para a clínica, não falam o que sentem, não pagam a conta. O veterinário precisa saber se relacionar, gostar de conversar, trocar informações com o dono do animal é extremamente importante para descobrir o que ele tem." Saber cobrar pelo conhecimento e serviço oferecido é uma das características apontadas por Quinzani para que o profissional tenha sucesso. "O médico veterinário movido somente pelo amor aos animais pode ter uma frustração financeira muito grande. Me sinto realizado porque consigo conciliar meu conhecimento técnico com a venda dele", diz. Segundo o médico, é comum que haja um receio na cobrança de consultas e serviços porque muitas vezes o veterinário vai lidar com situações em que o animal está muito doente, prestes a morrer. "É preciso entender que o que você está oferecendo ali é seu auxílio profissional. A finalidade é o bem-estar do animal, mas é um negócio."

Mercado de Trabalho:
É o crescimento do segmento pet que abre as maiores possibilidades. “Os animais de estimação são muito valorizados, principalmente hoje, quando as famílias reduzem o número de filhos”, analisa Nilton Abreu Zanco, coordenador do curso da Metodista, em São Bernardo do Campo (SP). “Nesse caso, o animal passa a ser um membro da família, tratado com os melhores recursos tecnológicos, tanto em saúde quanto em beleza.” Daí as boas oportunidades nas cidades de médio e grande porte, em clínicas veterinárias e lojas especializadas em produtos para pets. Outras áreas aquecidas são controle e inspeção de alimentos de origem animal, saúde pública, zoonose e nutrição de animais de companhia. Na área de alimentos, faltam profissionais para adequar as condições de produção às normas de exportação. Há ainda a possibilidade de atuar na indústria de medicamentos e produtos veterinários. As oportunidades estão em todas as regiões do país.
Salário inicial: R$ 4.068,00 por 6 horas diárias (fonte: Sindicato dos Médicos Veterinários do Estado de São Paulo).

Curso:
Nos dois primeiros anos, o estudante tem um mix de aulas das áreas das Ciências Biológicas, Exatas e Sociais Aplicadas, como anatomia, microbiologia, genética, nutrição e produção animal, matemática e estatística, além de bioética e relações ciência, tecnologia e sociedade (CTS), entre outras. Em seguida, o aluno começa a estudar doenças e técnicas clínicas e cirúrgicas. As atividades práticas, que são realizadas em laboratório, continuam ganhando espaço na grade curricular da maioria dos cursos de medicina veterinária. No último ano da graduação, é obrigatório fazer estágio.
Duração média: cinco anos.

Atuação:
-Clínica e cirurgia de animais de pequeno porte.
-Prestar atendimento clínico e cirúrgico a animais domésticos.
-Centros de pesquisa.
-Atuar na investigação e pesquisa no desenvolvimento de biotecnologias.
-Indústria de produtos para animais.
-Acompanhar a produção e a comercialização de alimentos, rações, vitaminas, vacinas e medicamentos. Cuidar do marketing dos produtos e prestar assistência técnica ao cliente.
-Indústria de produtos de origem animal.
-Fiscalizar estabelecimentos que produzam, vendam ou exportem produtos de origem animal.
-Manejo e conservação de espécies.
-Estudar animais silvestres em cativeiro ou em seu habitat, cuidando de sua reprodução e preservação. Implantar e administrar projetos ecológicos e em reservas naturais.
-Perícia técnica.
-Avaliar a saúde de animais de competições esportivas e a possível ingestão por eles de medicamentos e hormônios proibidos.
-Produção e sanidade animal.
-Controlar a saúde de rebanhos. Prevenir e controlar doenças em propriedades rurais.
-Saúde pública veterinária.
-Prevenir e controlar zoonoses e doenças transmitidas por vetores. Atuar na vigilância epidemiológica, sanitária e ambiental.
-Tecnologia de produção animal.
-Melhorar a qualidade dos rebanhos em propriedades rurais e em viveiros. Desenvolver técnicas e métodos de aperfeiçoamento genético, alimentação e reprodução.

Nenhum comentário: