terça-feira, 1 de abril de 2014

CONTRADIÇÕES HUMANAS

Penetrantes, as obras de Pawel Kuczynski nos fazem refletir sobre assuntos polêmicos e atuais. Seus desenhos nos trazem mensagens, reflexões, denuncias e críticas..

Arte deve fazer você sentir alguma coisa. Pawel Kuczynski faz aquele tipo de arte que incomoda. Seu senso de humor ácido faz uma bela crítica social, seja à galera que vive no mundinho online ou à tribo alienada do que rola no mundo.

Fala de guerra, de hipocrisia, de meio ambiente e qualquer outro assunto que possa dar aquela cutucada com uma carapuça que com certeza serve em muita gente. Pawel Kuczynski é um artista polonês formidável, nascido em 1976 em Szczecin, formado em Artes pela Academia de Belas Artes de Poznan.

Não demorou muito para que mostrasse seu talento em desenhos que usam e abusam da sátira para transmitir suas críticas, recebendo quase uma centena de prêmios por eles. E ainda, por obter um número recorde de premiações em competições internacionais, recebeu o prêmio “Eryk” da associação dos cartunistas poloneses em 2005.

Pawel traz em suas brilhantes ilustrações temas como: pobreza, fome, guerra, trabalho infantil, corrupção política, maus tratos aos animais, exploração, desigualdade social e muito mais. Todos estes temas tratam da realidade atual contemporânea. “São os novos temas imortais e atemporais da Arte”, diz Pawel.

Com olhar atencioso podemos notar como são fortes as críticas do artista. Suas obras nos fazem questionar os governos, os veículos de comunicação, a economia e o ser "humano" sem nos dizer uma palavra.

Desenhos reveladores de traços sensíveis que nos mostram o absurdo da espécie humana, obras em tons pastel, satirizadas e brutalmente expostas para um bom observador.

Por acaso, se algum dia nossa civilização desaparecer, como o artista parece pressagiar em alguns de seus desenhos, as gerações futuras iriam encontrar em Pawel Kuczynski um dos mais recentes e mais lúcidos críticos do seu declínio.








 

E para àqueles que não gostam de arte moderna Pawel diz: 

"Não estou interessado em pessoas comuns."

 

FONTE: http://lounge.obviousmag.org/de_dentro_da_cartola/2014/02/pawel-kuczynski-imagens-inquietantes-sobre-as-contradicoes-humanas-com-uma-pitada-de-sarcasmo.html

http://misturaurbana.com/2013/12/as-ilustracoes-acidas-e-satiricas-de-pawel-kuczynski/

http://www.pawelkuczynski.com/Shop/Prints/

 

Nenhum comentário: