segunda-feira, 7 de abril de 2014

CONVITE

Sob iniciativa do aluno Robson A. da Silva, e coordenação dos professores Guilherme Babireski, Karin Stahlke e Wander Blaesing a escola Heleodoro Borges lança o 
CAFÉ FILOSÓFICO

Confira os critérios do projeto e PARTICIPE!

Objetivo Geral:
Promover encontro(s) de discussão filosófica relacionada à educação.

Objetivos Específicos:
- Proporcionar espaço de importância para produções textuais autorais da parte dos estudantes e professores;
- Estimular leituras, interpretações, argumentações e reflexões acerca das problemáticas emergentes na educação;
- Desenvolver a necessidade da adoção de uma estrutura lógica complexa dentro do diálogo educacional no ambiente escolar.
- Promover o pensamento racional e questionador como alternativa ao senso comum.
- Unir professores e alunos, lado a lado, nas discussões pertinentes à educação, num espaço livre, de mútuo respeito, sem hierarquias que inibam o pleno desenvolvimento de discussões.
- Oportunizar aprendizado das questões atuais e práticas referente ao professor, sociedade e escola.

Estratégia:
Será realizado um encontro, durante todo período de aula noturno. Trata-se de duas (ou mais) mesas redondas, com explanação de trabalhos, discussão posterior aberta a todos os presentes, professores e alunos, sendo estes primeiros de acordo com as descrições abaixo. Haverá um café como intervalo entre as duas mesas de apresentações de trabalhos. As explanações serão de didática livre, de no máximo 15 minutos.

O tema deste primeiro encontro será: ÉTICA NA EDUCAÇÃO.
Se necessário, os professores agirão como mediadores da discussão, seja no sentido de exortar, estimular o questionamento, sanar pontuais dúvidas teóricas ou mesmo assegurar um ambiente de discussão saudável. Em caso de necessidade, em virtude de eventuais contratempos, ou mesmo, no caso de se julgar de melhor eficácia aos objetivos finais do projeto, a dinâmica do evento poderá ser alterada, desde que esta mudança ocorra de forma orgânica e dentro de um consenso.

Comissão de Estudantes:
Serão responsáveis pela infra-estrutura do evento. Trata-se de um grupo de alunos, representantes de cada turma (em média 3 por turma). Será função destes:
- Organizar espaço físico - Cadeiras, local(possivelmente no ginásio, a fim de isolar o evento das demais atividades cotidianas da escola que acontecem concomitantemente), café (que poderá ser acordado com os demais das turmas), mesas e cadeiras, mídias necessárias, etc.
- Convidar os demais alunos do magistério. (Já que são representantes do curso, partindo do pressuposto que é de iniciativa dos alunos organizar tal evento, estes, na identidade de alunos, oferecerão aos seus a participação). Transmitirão considerações sobre o magistério e boas vindas aos iniciantes, abordagem sobre a importância de uma formação contínua do conhecimento, do papel do educador e do desenvolvimento de suas aplicações na educação.
- Presidir a mesa (controlar o tempo de fala dos participantes da mesa e das discussões, avisar previamente 5 min. antes do término do tempo, etc).

Inscrição de Trabalhos:
Em data anterior, e com 2 semanas de antecedência do evento, serão recolhidos os trabalhos daqueles que quiserem participar, tanto estudantes do magistério, como professores, de qualquer disciplina, que estejam interessados e disponíveis para a data. Trata-se de trabalhos de produção espontânea, volitiva, portanto desprovida de obrigatoriedade por parte daqueles que não estiverem interessados para tal atividade. Será solicitado, entretanto, que todas as turmas do magistério estejam presentes no evento.

Seleção de Trabalhos:
Os professores das áreas humanas receberão os trabalhos até o término da data de inscrição, e selecionarão em conjunto os 6 melhores, para que estes sejam apresentados no evento. Os critérios para a seleção serão:

- Coerência argumentativa com o tema;
- Clareza na exposição escrita;
- Relevância dos argumentos ao contexto.
 
Cronograma do Evento:
Data prevista: 28/05 (quarta-feira) - Primeiro Café Filosófico.

18:45 - 19:05 - Abertura:

-Guilherme Babireski: O surgimento do café filosófico. 
-Wander Blaesing: A Ética dentro da metacultura adaptativa brasileira: Raízes históricas

19:05 - 19:50 - Explanação da primeira mesa.
19:50 - 20:30 - Discussão.
20:30 - 20:45 - Café/ Intervalo.
20:45 - 21:30 - Explanação da segunda mesa.
21:30 - 22:15 - Discussão.


Nenhum comentário: